Na última sexta-feira (15/11), a transmissão da luta entre Mike Tyson x Jake Paul foi a primeira transmissão esportiva ao vivo realizada pela Netflix. Durante a transmissão, foi feito o anúncio de que a Netflix transmitirá também a rodada de Natal da NFL (liga do futebol-americano), mostrando que, assim como outros streamings, entrou nesse segmento.
Foi um passo que investidores já aguardavam, e que se soma ao bom momento que a empresa está passando. As ações estão se valorizando +73% este ano, e neste artigo, vamos explorar um pouco os bons números que a empresa vem apresentando, e explicar a minha visão sobre o investimento na ação.
Analisando os números da Netflix
Na tabela abaixo, reuni alguns destaques do último relatório de resultados trimestrais apresentados pela empresa:
Valor
Variação (%) 12M
N° de Assinantes
282 milhões (14,4%)
Receita
U$ 37,59 bilhões (14,7%)
Fluxo de Caixa Livre
U$ 9,22 bilhões (16,4%)
Margem de Lucro
20,7% (29,1%)
Vale destacar que estes bons números nunca foram um consenso no mercado. A partir de 2019, a Netflix começou a subir o preço de suas assinaturas, movimento de precificação que mostra uma mudança do foco em crescimento, quando a empresa trabalha com preços baixos e muitas promoções para ganhar clientes, para foco em rentabilidade, quando a empresa aumenta seus preços e, mesmo perdendo clientes, o resultado melhora pois a margem de lucro por cliente aumenta.
Por mais que essa transição faça parte do ciclo evolutivo de qualquer empresa, ela se iniciou num momento em que vários outros streamings estavam sendo lançados, e com a competição no setor aumentando, a Netflix perdeu assinantes por alguns trimestres consecutivos. Com isso, muitos investidores traçaram expectativas ruins para a empresa.
Mas após alguns trimestres mais fracos, a Netflix voltou a apresentar números sólidos, desta vez combinando crescimento no número de assinantes com melhora na lucratividade, o cenário perfeito para uma ação.
Um movimento muito inteligente, ao meu ver, foi aumentar o preço da assinatura padrão, mas oferecer uma assinatura mais barata com anúncios. Isso permitiu à empresa continuar ganhando assinantes, e ainda trouxe uma receita adicional com anúncios.
E também segue se consolidando como a líder do setor, com pouco mais de 80 milhões de assinantes a mais do que o 2° colocado, Prime Video da Amazon, e 130 milhões à frente do 3º colocado, o Disney+.
Vale o investimento na ação?
Apesar do excelente momento, e dos números mostrarem que a Netflix vai seguir crescendo com rentabilidade e se consolidar como a líder dos streamings, não sou um entusiasta do investimento na ação, que nunca tive em carteira, e continuo não recomendando a compra para meus e minhas assinantes.
Ué!? Mas você acabou de falar tão bem da empresa!?
Uma boa empresa não é necessariamente um bom investimento! Para investir, também devemos levar em consideração o preço da ação, e o custo de oportunidade do investimento, ou seja, o dinheiro está melhor aplicado nas ações da Netflix do que nas suas concorrentes como Prime Video e Disney+?
Por mais que a Netflix seja um streaming superior ao Prime e Disney+, estes últimos fazem parte de empresas maiores, com diferentes áreas de atuação. Ao investir nas ações da Amazon (AMZO34), além de investir no Prime Video, você também está investindo no maior e-commerce do mundo e num negócio de computação em nuvem (Amazon Web Services) extremamente rentável. Ao investir nas ações da Disney (DISB34), além de investir no Disney+, você também está investindo nos streamings Hulu e ESPN+, além de uma das empresas mais notórias de hotelaria, experiências e parques temáticos. Ao investir nas ações da Netflix (NFLX34), apesar de estar investindo no melhor streaming, você está investindo “só” num streaming…
É interessante também fazermos uma comparação de múltiplos, que são indicadores que comparam o preço da ação com resultados operacionais das empresas, e nos dão uma ideia de qual ação estaria mais “barata”.
Valor
Variação (%) 12M
N° de Assinantes
282 milhões (14,4%)
Receita
U$ 37,59 bilhões (14,7%)
Fluxo de Caixa Livre
U$ 9,22 bilhões (16,4%)
Margem de Lucro
20,7% (29,1%)
Além da questão colocada acima sobre o porte e diversificação de cada uma das empresas, o comparativo dos múltiplos mostra que, atualmente, a ação da Netflix está mais “cara” se comparada às suas principais rivais e, juntando todos os elementos, acredito que tanto Amazon quanto Disney são melhores investimentos do que a Netflix atualmente.
Disclaimer
SOBRE HENRIQUE DUQUE
Trader a Analista de Investimentos com Certificação CNPI-P n° 3257, habilitado a fazer recomendações usando todas as técnicas de análise de investimentos;
CEO e fundador da Carteira Perpétua, plataforma de carteiras recomendadas e conteúdo educativo sobre investimentos;
Formando em Economia pela FGV-EESP.
Quer conhecer a minha carteira completa ? clique aqui
AVISO LEGAL
Este artigo não contém nenhuma recomendação de investimento, tendo caráter meramente informativo. Retornos históricos não são garantia de retornos futuros; Os riscos envolvidos no investimento recomendado foram apresentados neste mesmo relatório, estando o(a) leitor(a) ciente deles; A responsabilidade técnica por todas as recomendações de investimento é atribuída à Henrique Duque Peters, profissional certificado pela APIMEC sob o certificado CNPI-P n°3257, estando devidamente autorizado a recomendar investimentos com base em todas as técnicas de análise; Todas as recomendações refletem a opinião do analista com base numa análise independente, não recebendo quaisquer vantagens pelas indicações, ou se expondo a uma situação de conflito de interesses; O profissional cumpre todas as regras, diretrizes e procedimentos estabelecidos pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) em sua Resolução n°20, que dispõe sobre a atividade de analista de valores mobiliários. O analista não se responsabiliza por quaisquer perdas ocasionada por uma de suas recomendações de investimento.
Relacionados
Por Henrique Duque
Itaú (ITUB3/ITUB4) ou Itaúsa (ITSA3/ITSA4): qual a melhor opção para investir?
Por Henrique Duque
Com a privatização, Sabesp (SBSP3) é mesmo a melhor escolha do setor?