Itaú (ITUB3/ITUB4) ou Itaúsa (ITSA3/ITSA4): qual a melhor opção para investir?


Descrição da imagem





Recentemente, o Banco de Investimentos UBS BB, divulgou um relatório afirmando que as ações da Itaúsa são a melhor maneira de você investir, indiretamente, no Banco Itaú.

Neste artigo, vamos entender o que isso significa, e se faz sentido a afirmação do banco.


Banco Itaú (ITUB3/ITUB4)


Maior banco privado do Brasil, e uma das empresas mais lucrativas da nossa bolsa de valores. Para investir nele, é só comprar as ações ITUB3 ou ITUB4.


Itaúsa (ITSA3/ITSA4)


A Itaúsa é uma “holding”, ou seja, um grupo que investe e adquire participação em outras empresas. O Banco Itaú é, de longe, a maior dessas participações, conforme tabela abaixo


Empresa Percentual
Itaú Unibanco 91,36%
Alpargatas 1,05%
Dexco 1,71%
CCR 1,89%
Aegea 1,68%
NTS 1,18%
Copa Energia 1,13%


Pela representatividade tão alta no portfólio da Itaúsa, e pelo fato da Itaúsa deter uma participação relevante no Banco Itaú (37,2%), comprar as ações da Itaúsa acaba sendo uma maneira indireta de investir no Itaú.


Por que investir na Itaúsa pode ser mais vantajoso do que no Itaú?


Se somarmos o valor de mercado de todas as participações da Itaúsa (os 37,2% do Itaú + 37,9% da Dexco…), veremos que essa soma é maior do que o valor de mercado da Itaúsa.

Isso ocorre pois uma “holding” possui custos e despesas para funcionar, mesmo que sua atividade seja somente comprar participação em outras empresas. Existe também a chamada “ineficiência tributária”, uma espécie de dupla tributação no lucro que a Itaúsa recebe de suas empresas investidas, e redistribui para a sua base de acionistas, além do risco na alocação de capital. Afinal, qualquer “holding” está sujeita a tomar má decisões de investimento, em empresas que não dêem o retorno esperado.

Sendo assim, as ações da Itaúsa são negociadas com um desconto em relação ao valor de mercado das empresas do seu portfólio. No gráfico abaixo, podemos ver o gráfico mostrando o percentual deste desconto a cada ano, informação disponível no próprio site da Itaúsa:


Descrição da Imagem

O desconto atualmente está em 22%, ligeiramente acima da média dos últimos 12 meses (21,2%). Além disso, o banco aponta que a “ineficiência tributária” da Itaúsa pode acabar com a reforma tributária, podendo reduzir o desconto em, aproximadamente, 6% a 7%.

A redução do desconto implica, necessariamente, uma valorização adicional nas ações da Itaúsa em relação às suas empresas investidas, incluindo o Itaú. Ou seja, investir na Itaúsa seria mais vantajoso, pois renderia uma valorização adicional por conta da redução no desconto.


Considerações


Apesar desta premissa indicando uma vantagem do investimento nas ações da Itaúsa, devemos considerar que:

    • Itaúsa é Itaúsa, e Itaú é Itaú: por mais que a representatividade do Itaú no portfólio da Itaúsa seja muito relevante, existem outras empresas investidas. Ou seja, investindo na Itaúsa você também está investindo em outras empresas. Portanto, se o seu interesse é, exclusivamente, investir no Banco Itaú, as ações ITUB3/ITUB4 sempre serão as que fazem mais sentido pra você

    • A valorização adicional numa eventual redução do desconto não seria tão alta assim. E o desconto pode ser reduzido, mas sempre continuará existindo;

    • O risco de má alocação de capital também sempre existirá e, na minha visão, não faz sentido você correr tal risco se o seu interesse é, exclusivamente, investir no Banco Itaú.












Disclaimer


SOBRE HENRIQUE DUQUE

Trader a Analista de Investimentos com Certificação CNPI-P n° 3257, habilitado a fazer recomendações usando todas as técnicas de análise de investimentos;
CEO e fundador da Carteira Perpétua, plataforma de carteiras recomendadas e conteúdo educativo sobre investimentos;
Formando em Economia pela FGV-EESP.

Instagram: @henrique.duque_

Youtube: henriqueduque



Quer conhecer a minha carteira completa ? clique aqui





AVISO LEGAL AVISO LEGAL Este artigo não contém nenhuma recomendação de investimento, tendo caráter meramente informativo. Retornos históricos não são garantia de retornos futuros; Os riscos envolvidos no investimento recomendado foram apresentados neste mesmo relatório, estando o(a) leitor(a) ciente deles; A responsabilidade técnica por todas as recomendações de investimento é atribuída à Henrique Duque Peters, profissional certificado pela APIMEC sob o certificado CNPI-P n°3257, estando devidamente autorizado a recomendar investimentos com base em todas as técnicas de análise; Todas as recomendações refletem a opinião do analista com base numa análise independente, não recebendo quaisquer vantagens pelas indicações, ou se expondo a uma situação de conflito de interesses; O profissional cumpre todas as regras, diretrizes e procedimentos estabelecidos pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) em sua Resolução n°20, que dispõe sobre a atividade de analista de valores mobiliários. O analista não se responsabiliza por quaisquer perdas ocasionada por uma de suas recomendações de investimento.

Relacionados

journal
author

Por Lucas Quiles

Por que eu acredito que a bolsa americana está “cara” e vai sofrer uma correção?

journal
author

Por Lucas Quiles



Um panorama sobre a questão energética brasileira


MACAW INVEST

Fale com a gente

Telefone

+55 11 2391-8774

E-mail

atendimento@macawinvest.com.br