Vale a pena resgatar um investimento para quitar um financiamento imobiliário ?


Descrição da imagem





Neste breve artigo, vou responder uma pergunta que recebo com frequência dos meus seguidores.

Quando a pessoa atinge um valor investido que é suficiente para quitar um financiamento imobiliário, surge a dúvida: vale a pena resgatar o investimento e quitar o financiamento? Ou é mais vantajoso manter o dinheiro aplicado e seguir pagando as parcelas desse financiamento?

A resposta a esta pergunta é bastante simples, basta comparar a rentabilidade do investimento em que o dinheiro está aplicado, com o custo do empréstimo.

Tomando a taxa CDI como referência, rentabilidade padrão de aplicações de renda fixa, e atualmente em 10,40% ao ano:

  • Se o custo (taxa de juros) do seu financiamento imobiliário for superior a esta taxa (10,40% a.a.), vale a pena resgatar o investimento para quitá-lo, afinal, você está pagando mais juros do que recebendo;

  • Se a taxa do financiamento for menor do que o rendimento da aplicação, você está recebendo mais juros do que pagando, então nesse caso vale a pena manter o valor investido e seguir pagando as parcelas mensalmente.

Vale destacar que financiamentos imobiliários costumam ter taxas muito menores em relação a outros empréstimos, e enquanto o CDI se manter acima dos 10% ao ano, é bem provável que você chegue à conclusão de que é mais vantajoso manter o dinheiro aplicado.

Mas isso dificilmente vai se aplicar a qualquer outro tipo de crédito ou empréstimo bancário, cujas taxas de juros são altíssimas, e nem o melhor dos investidores consegue um retorno à altura em algum investimento!









SOBRE HENRIQUE DUQUE

Trader a Analista de Investimentos com Certificação CNPI-P n° 3257, habilitado a fazer recomendações usando todas as técnicas de análise de investimentos;
CEO e fundador da Carteira Perpétua, plataforma de carteiras recomendadas e conteúdo educativo sobre investimentos;
Formando em Economia pela FGV-EESP.

Instagram: @henrique.duque_

Youtube: henriqueduque



Quer conhecer a minha carteira completa ? clique aqui





AVISO LEGAL Este artigo não contém nenhuma recomendação de investimento, tendo caráter meramente informativo. Retornos históricos não são garantia de retornos futuros; Os riscos envolvidos no investimento recomendado foram apresentados neste mesmo relatório, estando o(a) leitor(a) ciente deles; A responsabilidade técnica por todas as recomendações de investimento é atribuída à Henrique Duque Peters, profissional certificado pela APIMEC sob o certificado CNPI-P n°3257, estando devidamente autorizado a recomendar investimentos com base em todas as técnicas de análise; Todas as recomendações refletem a opinião do analista com base numa análise independente, não recebendo quaisquer vantagens pelas indicações, ou se expondo a uma situação de conflito de interesses; O profissional cumpre todas as regras, diretrizes e procedimentos estabelecidos pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) em sua Resolução n°20, que dispõe sobre a atividade de analista de valores mobiliários. O analista não se responsabiliza por quaisquer perdas ocasionada por uma de suas recomendações de investimento.

Relacionados

journal
author

Por Lucas Quiles

Métricas para analisar FIIs


journal
author

Por Lucas Quiles

O que é taxa SELIC e como ela afeta os seus investimentos ?

MACAW INVEST

Fale com a gente

Telefone

+55 11 2391-8774

E-mail

atendimento@macawinvest.com.br