Entendendo o conceito de marcação a mercado


Descrição da imagem





O conceito de marcação a mercado


Entender o conceito de marcação a mercado é fundamental para a avaliação precisa e a precificação correta dos produtos no mercado financeiro. Esta compreensão não apenas fornece uma visão clara do valor atualizado dos ativos com base nos preços em tempo real. Isso resulta em uma maior transparência e liquidez nos investimentos, possibilitando uma tomada de decisão mais informada e ágil.

Além disso, a marcação a mercado desempenha um papel crucial no gerenciamento de riscos. Ao oferecer uma visão precisa da exposição financeira dos investidores e das instituições, ela permite uma análise mais abrangente dos riscos envolvidos em determinadas posições e portfólios. Isso capacita os gestores de investimentos a tomar medidas proativas para mitigar os riscos e proteger os investimentos contra potenciais perdas.


Ativos que podem ser marcados a mercado


Seguem exemplos de ativos que tem marcação a mercado:

  • Ações
  • Títulos de Dívida
  • Fundos de Investimentos
  • Imóveis
  • Commodities
  • Derivativos

  • Todos esses ativos tem preços que são atualizados instantaneamente de acordo com as condições de mercado.


    Duration e a relação com as taxas de juros


    Um outro conceito relacionado é o duration, uma medidade de sensabilidade dos títulos públios em relação as mudanças nas taxas de juros. Ele indica quanto tempo em média levaria para um investidor receber de volta o valor presente de todos os fluxos de caixa futuros gerados pelo título, incluindo pagamentos de cupom e o valor nominal do título.

    Quanto maior a duration, maior a sensibilidade dos títulos as mudanças das taxas de juros. Portanto, uma mudança nas taxas de juros terá um efeito maior nos títulos com durations mais longas. Se as taxas de juros caírem, um título com duration mais longa subirá mais que um com duration mais curta e vice-versa.

    A diferença entre a marcação na curva e no mercado é que a primeira corrige o valor do ativo pela taxa contratada, enquanto a segunda conforme condições de mercado.

    Essa diferença pode ser visualizada no gráfico a seguir:


    Descrição da imagem
    Fonte: AMBINA



    Como não perder dinheiro em renda fixa

    Investidores podem mitigar o risco de perder dinheiro ao manter os títulos até o vencimento, garantindo que qualquer flutuação de preço durante o período de posse não resulte em perdas reais, uma vez que receberão o valor nominal do título ao final.

    No caso dos ativos pós-fixados, caso o investidor precise liquidar o ativo antes da data de vencimento, precisará vendê-lo a mercado, existindo a possiblidade de incorrer em prejuízo.

    Além disso, escolher emissores com boa reputação de crédito e prazos adequados ao perfil de investimento pessoal são estratégias adicionais para preservar o capital e maximizar os retornos esperados na renda fixa.


    Conclusão

    Em suma, ressaltamos a importância de compreender e entender corretamente os conceitos de marcação a mercado e duration na tomada de decisões financeiras. A marcação a mercado proporciona transparência e liquidez aos investimentos. Conceito fundamental para uma gestão mais eficaz dos investimentos e uma compreensão mais clara da exposição financeira.

    Relacionados

    journal
    author

    Por Lucas Quiles

    O mapa do Tesouro Direto

    journal
    author

    Por Henrique Duque

    5 aplicações de renda fixa

    MACAW INVEST

    Fale com a gente

    Telefone

    +55 11 2391-8774

    E-mail

    atendimento@macawinvest.com.br